O medo de água, conhecido como hidrofobia, acontece por diversas razões e impacta as pessoas em diferentes níveis. Esse medo pode fazer com que algumas pessoas tenham medo de nadar, e em casos mais graves, tenham medo até de tomar banho!
Se você tem uma fobia aguda e muito medo de água, o melhor caminho é procurar um psicólogo(a) para que te ajude a superar tudo isso antes de você chegar perto de uma piscina.
Poxa, não tenho tanto medo da água, mas mesmo assim tenho medo de nadar! O que eu posso fazer?
Existem casos onde de fato não existe um medo de água tão forte, às vezes nem se configura a hidrofobia, mas o nadador iniciante acaba se sentindo inseguro e pouco à vontade no ambiente aquático.
Para esses casos separemos algumas dicas que podem ajudar:

Ambiente seguro.
Procure um ambiente seguro para começar. O ideal é uma piscina com acompanhamento profissional em que você se sinta mais tranquilo. Nem pense em começar nadando em praias ou rios, esses locais são menos controlados e podem te dar mais medo no começo.
E não tenha vergonha de começar a aprender a nadar. Esqueça isso! Vergonha é você chegar a um lugar onde todos se divertem, enquanto você fica só olhando no cantinho da piscina ou sentado na cadeira de praia com vontade de entrar no mar e não conseguir.

Paciência.
Paciência é algo fundamental pra quem começa a nadar e pra quem acompanha a pessoa que está começando essa etapa. É importante progredir, mas é mais importante que você esteja confortável no ambiente da piscina e que você aumente a cada dia sua confiança na água.

Continuidade e perseverança.
Além da paciência, é preciso perseverança e dedicação. É preciso manter à frequência às aulas de natação, para que gradualmente você evolua. No começo pode parecer que é mais fácil parar logo, mas podemos garantir que a satisfação de entrar na água sem medo pode mudar sua vida.
E você? Já passou por algo parecido? Deixe seu comentário aqui e conte o que foi mais difícil e o que mais o ajudou!

Importante: A natação, como todo esporte, é mais seguro quando feito sob acompanhamento de um profissional qualificado. Portanto nada de sair pulando em piscinas por aí sem supervisão, ok?

A Academia Pronadar conta com uma equipe de profissionais qualificados capazes de fazer com que as pessoas com medo de água aprendam a nadar de forma tranquila e segura. Agendem uma aula experimental e conheçam o nosso trabalho. Milhares de pessoas aprenderam a nadar na Pronadar em mais de 24 anos.

#nataçãopronadar
#aulasdenatacaosalvamvidas
#naoaoafogamentoinfantil
Saiba mais em: www.pronadar.com.br

Logo_footer   
     © 2016 Pronadar Academia | É outra história!

Siga-nos: