É comum os pais acreditarem que as aulas de natação das crianças sejam semelhantes as aulas dos adultos. No entanto, é importante que eles entendam que as estratégias nas aulas devem respeitar as características físicas, cognitivas e sociais da criança em desenvolvimento, portanto, devem ser lúdicas, pois o processo de aprendizagem da criança até os 12 anos ocorre predominantemente por meio dessas atividades.

Apresentamos a seguir as etapas do desenvolvimento proposta por Jean Piaget.

↪De acordo com a teoria de desenvolvimento cognitivo apresentada por Jean Piaget, dos 2 aos 7 anos a criança encontra-se no estágio chamado de pré-operatório, durante o qual seu raciocínio se desenvolve por meio de simbolismos, faz-de-conta, interpretação de personagens e jogos com regras simples. Nesse período, as crianças gostam de brinquedos e ambientes coloridos, músicas, fantasias.

↪Dos 7 aos 11 anos, a criança encontra-se no estágio denominado por Piaget de Operatório Concreto. As atividades lúdicas continuam sendo uma excelente ferramenta de aprendizado, porém, voltadas para o ritmo de desenvolvimento dessa etapa, quando a criança desenvolve o raciocínio lógico e a reflexão, permitindo a compreensão de atividades e jogos mais elaborados e desafios.

↪Entre 2 a 7 anos, as crianças encontram-se no estágio de desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais. Essas não são técnicas esportivas, mas sim habilidades mais gerais, que oferecem uma noção do gesto esportivo e permitem uma rica vivência na modalidade, além de estimularem o desenvolvimento de capacidades físicas gerais, como equilíbrio, coordenação, lateralidade e ritmo.

↪Dos 7 ou 8 anos em diante, os objetivos das aulas passam a ser voltados à aprendizagem das técnicas dos quatro nados, aumentando a complexidade dos movimentos.

Sendo a natação um exercício cardiovascular que utiliza todos os músculos do corpo, consequentemente conduzirá sangue fresco e nutrientes a todas as áreas do corpo, criando um efeito de fluidez e removendo as toxinas perigosas, ajudando a rejuvenescer o tecido do corpo.

Além disso, a natação ajuda a desenvolver o seu corpo de forma proporcional, e por ser uma atividade sem impacto, é recomendada para todas as idades e público. O ambiente aquático também é muito propício ao relaxamento e alívio do estresse. Ainda mais se a água for tratada com ozônio, o que livrará o praticante da natação das terríveis cloraminas (o sub-produto do cloro após a sua ação).

É de suma importância os pais lembrarem-se que a natação é um esporte saudável e que uma pequena porcentagem das crianças e adolescentes decidirão pela prática da natação com o intuito de participar de competições. E isso deve ser respeitado por todos! Principalmente pelos professores e técnicos de equipes de natação. O fato de as pessoas gostarem da natação, não significa que tenham que participar de competições! Na Academia Pronadar respeitamos essa escolha de todos! Ninguém é pressionado a participar de competições.

Resumindo, nadar é um excelente exercício cardiovascular, praticamente livre de lesões, com grande alívio de estresse e energia potencial a ser aproveitado.

Matricule hoje mesmo o(s) seu(s) filho(s) na natação! Aproveite e também faça isso para você! A sua saúde ficará muito melhor! E você será mais feliz!

#nataçãopronadar
#aulasdenatacaosalvamvidas
#naoaoafogamentoinfantil

Logo_footer   
     © 2016 Pronadar Academia | É outra história!

Siga-nos: