
Esse é um assunto que é extremamente interessante e certamente todos os pais devem estar atentos à esse respeito.
A natação te faz ser mais inteligente?
Deixando a arrogância de lado, sabemos do desenvolvimento emocional que principalmente o treinamento de alto rendimento traz.
Disciplina, organização, resistência, autoconfiança, controle de ansiedade, nunca desistir, vencer seus medos, sair da zona de conforto, se superar a cada dia, e buscar a perfeição.
Ainda não existem pesquisas sobre os nadadores com mais experiência. Pesquisadores da Griffith Institute for Educational Research na Austrália, chegaram a uma conclusão bem interessante: crianças que nadam são sim, mais espertas.
Um estudo que durou três anos, com 7.000 pais e 180 crianças com até cinco anos de idade, de países como Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, mostrou que jovens que começaram a nadar bem cedo tiveram suas habilidades motoras muito mais desenvolvidas do que as crianças que não o fizeram. De acordo com a Professora Robyn Jorgensen, que liderou a pesquisa, os principais resultados foram:
– Alcance de habilidades físicas mais rápido;
– Melhoras em outras atividades motoras como:
Cortar papel, colorir figuras, fazer desenhos de linhas e objetos, e tarefas relacionadas à matemática.
– Melhoras na expressão oral, como atividades de leitura e com números.
Muitas dessas habilidades são consideravelmente benéficas para os jovens em sua transição da pré-escola para a escola.
O estudo também mostrou que as diferenças entre o “grupo de nadadores” em relação ao “grupo de não nadadores” foram indiferentes com relação à classe social e o sexo das crianças.
Para um país dominado pelo futebol, esta pesquisa tem um valor inestimável. E particularmente, isso nos deixa bastante orgulhoso em relação aos benefícios do nosso esporte.
A morte por afogamento é a segunda maior causa de morte de crianças até 14 anos. As crianças devem iniciar o mais cedo possível as aulas de natação, o que ajudará de forma significativa na prevenção às mortes por afogamento de crianças. Aulas de natação salvam vidas.
E você, está esperando o quê para colocar seu filho na natação?
Saiba mais em: www.pronadar.com.br