Sabemos que o processo de emagrecimento pode ser longo, principalmente para quem tem que eliminar muita gordura. Para isso precisamos de um programa de treinamento planejado com uma visão de longo prazo, e para isso devemos utilizar o que denominamos periodização do treinamento.

Para a periodização dos treinamentos, utilizamos 3 importantes ciclos. O microciclo, o mesociclo e o macrociclo.

O macrociclo seria o objetivo final! Por exemplo: uma pessoa precisa eliminar 30 quilos, e planejamos o período de um ano para que esse objetivo seja alcançado! Esse será nosso macrociclo.

O mesociclo será um período de tempo com uma metodologia focada na eliminação de gordura em um período X de tempo. Por exemplo, no inicio da periodização iremos focar 2 semanas em adaptação muscular, isso será um mesociclo de 2 semanas. Depois, focarei 4 semanas para queima de gordura com treino aeróbio e fortalecimento muscular! Será um mesociclo de 4 semanas! E assim sucessivamente.

O microciclo é a semana de treino! A parte mais curto da periodização! O foco é o momento atual do treino.
Temos 3 microciclos distintos importantes na periodização! O microciclo ordinário, o microciclo de choque e o microciclo regenerativo! A junção desses 3 microciclos formam 1 mesociclo.
Explicaremos cada um dos microciclos:
Ordinário: Seria o treinamento totalmente focado no objetivo, no nosso caso, o emagrecimento. Nesses microciclos definiremos treinamentos totalmente focados na eliminação de gordura.

Choque: Como o próprio nome diz, daremos um choque na musculatura nesse momento! Esse microciclo é importantíssimo, pois com o tempo, nosso corpo se acostuma com os mesmos estímulos. Com um treinamento de choque, podemos sair um pouco do foco do emagrecimento, e passar um treino de força por exemplo. Com isso geramos um estímulo novo para a musculatura, e voltamos estimulados para o foco principal do treinamento.

Regenerativo: Essa semana é importante, pois o descanso muscular faz parte do processo. Como sabemos, tudo em excesso é prejudicial, atividade física também entra nessa conta. Nessa semana iremos aliviar no volume de treino, diminuir as cargas, para evitar problemas como L.E.R, ou overtraining! Depois de uma semana de descanso muscular, podemos voltar com tudo aos treinamentos.

Com um treinamento bem elaborado e planejado com o foco no longo prazo, respeitando os limites do aluno, aumentando o estímulo muscular no momento adequado e minimizando nos momentos corretos, não tem como não dar certo. Juntando tudo isso com uma alimentação saudável, com certeza o emagrecimento irá acontecer.

Para se conseguir um processo de emagrecimento saudável e eficiente é necessário efetuar mudanças nos hábitos alimentares e de treinamento. As pessoas podem perseguir esse objetivo de forma individual ou com a ajuda não coordenada de vários profissionais. Em geral, os resultados são desanimadores e não se sustentam.

Uma outra forma de se conseguir o emagrecimento rápido, saudável e definitivo é através do “Programa de Emagrecimento O Grande Perdedor – Bem na Fita” da Academia Pronadar, programa esse composto por uma equipe multidisciplinar com professores especialistas, nutricionista especialista e coach de emagrecimento que mudaram a vida de inúmeras pessoas.

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