Enfim chegou a sexta-feira, e vocês já devem estar pensando como vai ser o final de semana, já está pesando naquele almoço ou jantar caprichado e tudo mais.

Então hoje vou falar da importância da alimentação para a natação.

A palavra “dieta” costuma assustar muita gente. Afinal, ninguém gosta de ter que deixar de comer o que gosta, quando gosta e na quantidade que deseja, não é?

“Eu não preciso emagrecer”; “eu não quero emagrecer”; “eu já me alimento bem” “não sou atleta profissional, não preciso disso” são algumas frases que ouvimos bastante. Tenho certeza que você já falou ou pensou isso alguma vez na sua vida.

Primeiro ponto importante é que “dieta” não é necessariamente um sinônimo de emagrecimento. Segundo que você até pode se alimentar bem, mas será que você se alimenta da forma correta, nas quantidades corretas, atendendo as suas necessidades específicas?

É importante deixar claro para o seu nutricionista qual é seu objetivo, qual é sua rotina, sua disponibilidade para preparar suas refeições e principalmente, quanto está disposto a gastar além do que já está acostumado. Mas então, por que é necessário ter um acompanhamento de um profissional?

Ao iniciar uma atividade física, logo nos deparamos com uma nova realidade metabólica, o que significa um aumento na produção de alguns hormônios, no consumo de energia e necessidade de maior ingestão de vitaminas e minerais.

Os efeitos da má alimentação ficam muito evidentes, como por exemplo, dores musculares excessivas, cansaço extremo e maiores probabilidades de lesão.

Portanto alimentar-se adequadamente é mais do que uma questão de estética ou de performance, é acima de tudo, uma questão de saúde. Um organismo relativamente jovem pode até se adaptar ao descaso de seu dono, mas um dia a conta chegará na forma de complexos males como doenças e indisposição físico-mental.

O trabalho da nutrição visa à promoção de saúde, dando as condições necessárias para que o organismo trabalhe em harmonia com o tipo de treino praticado. Ambos em equilíbrio elevam a qualidade de vida do atleta ou mesmo quem somente é praticante da atividade física em geral.

Então meus amigos fica aí a dica. Um bom final de semana para todos com uma boa alimentação.

Logo_footer   
     © 2016 Pronadar Academia | É outra história!

Siga-nos: